sábado, 26 de março de 2016

Pequeno resumo de ritmos

O Estudo dos Ritmos é importante para todos os praticantes desta Arte pois é apartir deste que poderemos reconhecer as musicas e estilos da dança do ventre. Quanto mais se escuta a música árabe, mais se compreende os ritmos. Alguns deles são utilizados em situações específicas como em danças folclóricas. É imprescindível que a bailarina tenha conhecimento sobre os ritmos, tempos, compassos, frases rítmicas por ser uma ferramenta necessária para a construção de coreografias e improvisações.

Principais Ritmos:

BALADI
Compasso: 4/4 - significa que a cada compasso terá 4 tempos (batidas)
Cantando : Dum, Dum - takata - Dum - takata - taka

Baladi significa minha terra, meu país. É um ritmo folclórico em homenagem a terra e ao campo. Normalmente rápido e animado, permite muitas oportunidade de performance para a bailarina.

O Dum duplo ( Baladi 2 Dum ) tende a não ser tão evidente quando não há acompanhamento melódico. Por vezes, fica um pouco dificil identificar, ou seja, pode não ser ouvido de imediato.

MAKSUN
Compasso: 4/4 - significa que a cada compasso terá 4 tempos (batidas)

Cantando: Dum – takata – Dum - taka – taka ou
Dum – tá – takata – Dum – takata – taka ( rápido )

Amplamente utilizado no Egito, principalmente na música egípcia moderna. Possui variações, uma lenta e uma rápida. É um ritmo bastante animador.


A palavra Maksun, significa alguma coisa que foi partida pela metade, talvez pelo acento forte no contratempo entre um e dois. Sua diferença entre o Baladi é que o Baladi inicia-se com 2 Dum e o Maksun com 1 Dum ( por isso também é conhecido como Baladi de 1 Dum ) e é mais acelerado.


A grande maioria das músicas cantadas são acompanhadas por Maksun.


SAID

Compasso: 4/4 - significa que a cada compasso terá 4 tempos (batidas)

Cantando: Dum – takata – Dum,Dum – takata

Originário do Sul do Egito, é utilizado na Dança do bastão feminina.


Bastante utilizado em celebrações pelo povo da região chamada “SAID”. Existe a mais de 150 anos e tornou-se bastante popular e usualmente tocado de forma aceleradas com sobrepostas e fortes.


É o reverso do Baladi. Os dois Dum que iniciam o Baladi, no Said encontram-se no centro do compasso, nos tempos “E 2”. As vezes é tocado com uma antecipação do primeiro tempo, tornando mais quebrado e rico.


WHADA WO NOZ

Compasso: 8/4 - significa que a cada compasso terá 8 tempos (batidas)

Cantando: Dum – takata-takata – takaDum, Dum tá ou
Dum – taka-taka – Dum,Dum-tá.

Whada é um em árabe e corresponde ao primeiro Dum do compasso, e Wo Noz significa no meio.

O ritmo lembra o caminhar do camelo no deserto. A metade dele é muito usadas nas músicas clássicas, servindo para quebrar uma evolução – parte da música mais acelerada – dando uma sensação de introspecção da bailarina aos seus movimentos corporais.
A bailarina deve evitar seguir somente os acentos fortes do ritmo para não ignorar o solo do instrumento melódico.

AYUBI/ZAAR


Compasso: 2/4 - significa que a cada compasso terá 2 tempos (batidas)

Cantando: ( lento ) Dum – kaDum ,kaDum – kaDum,kaDum...
( rápido ) Dum – kaDum,kaDum,kaDum,kaDum...

É um ritmo linear e constante o tempo todo.

Tocado no oriente desde a Turquia até o Egito, ele se encaixa bem com outros ritmos principalmente para acentua-los, além de ser encontrado tanto em músicas clássicas como em popular.

Não é executado durante muito tempo por ser monótono. A dança egípcia zaar é realizada para afastar maus espíritos.


SAAIDI: ritmo 4/4, originário de El Saaid, no Alto Egito (era chamado de Raks Al Assaya). Utilizado para a dança da bengala ou bastão. Dum -tá-takaDum-Dum-taka-tá

SOUDI/KHALEEGE: ritmo utilizado para o khaleege. Dum--Dum--tá-/ Dum--Dum--tá-/ Dum

MAQSOUM: ritmo 4/4 amplamente utilizado no Egito. Possui duas variações, uma lenta e uma rápida. Significa “cortado ao meio”. DUM Tá-Tá DUM- Tá

FALLAHI: os fallahin são fazendeiros egípcios que utilizam este ritmo 2/4 em suas celebrações. É tocado, geralmente, duas vezes mais rápido que o maqsoum. Dum-takataka-tá, Dum takataka

MASMOUDI: ritmo 8/4 egípcio. O masmoudi kebir é também chamado “masmoudi de guerra”, devido a sua cadência agressiva. Dum- Dum- Dum-takataka-Dum-taka-taka

CHIFITELLI: ritmo 8/4, que é executado lentamente (comparando-o ao Balady). Originou-se provavelmente na Grécia ou na Turquia. Além de utilizado na Raks el Charky, também é utilizado na Turquia como dança de casais. Dum-katá-katá-Dum-taka-tá

MALFUF ritmo 2/4 egípcio bastante utilizado na Raks Charky, sobretudo, para entrar ou sair do palco. Dum-katá -katá-/Dum-katá -katá-/Dum

SAMAAI: bastante utilizado na música egípcia. Possui uma seqüência de três partes. Compõe um ritmo 10/8. Dum-taka-taka-tá, taka-Dum,Dum-tá

TAKSIM: é uma improvisação que não possui ritmo ou estrutura definida. 
Fonte: http://flaviakahyna.multiply.com/reviews/item/46  (texto copiado na íntegra) 

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